19 julho 2017

INEM reforça meios de emergência no Algarve durante o verão

O dispositivo de meios do INEM da região do Algarve vai ser reforçado nos meses de verão com mais sete ambulâncias e dois motociclos, para reforçar a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença subida no período sazonal.

A cerimónia de celebração dos protocolos de cooperação entre o INEM, os bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que garantem este processo realizou-se na segunda-feira, 17, na sede Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

“Hoje é um dia muito importante para o Algarve. Com estes protocolos consegue-se fazer um reforço de meios do INEM na região que representa o dobro daquele que foi feito no ano passado”, realçou o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado.

O presidente do conselho diretivo do INEM, Luís Meira, destacou a importância da colaboração entre várias entidades para responder às necessidades da população neste período crítico.

“É importante começar a olhar para o Algarve não só no Verão mas ao longo de todo o ano, visto que a sazonalidade do turismo vai-se esbatendo e a região consegue ter cada vez mais visitantes todos os meses do ano”, afirmou o responsável.

A sessão contou ainda com a presença do presidente do conselho executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, e do presidente da delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, Norberto Martins.

Ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 37 meios de emergência médica disponíveis em permanência, o reforço sazonal de meios do INEM prevê mais sete ambulâncias e dois motociclos, assim distribuídos: uma ambulância de socorro na CVP de Portimão, sediada em Portimão; uma ambulância de socorro na CVP de Tavira, sediada em Altura (Castro Marim); uma ambulância de socorro na CVP Faro-Loulé, sediada em Almancil; duas ambulâncias de socorro na CVP Albufeira-Silves, sediadas em Ferreiras e Armação de Pêra; uma ambulância de socorro nos Bombeiros de Portimão; uma ambulância de socorro nos Bombeiros Albufeira; um motociclo de emergência médica do INEM em Portimão; e um motociclo de socorro nos Bombeiros de Albufeira.

Alguns dos meios que integram o dispositivo de reforço sazonal estão já em atividade desde o passado dia 1 de junho e vão continuar até ao dia 30 de setembro.

Por outro lado, no âmbito da 36.ª Concentração Internacional de Motos, o INEM vai ainda colocar em funcionamento, nos dias 21, 22 e 23, na cidade de Faro, mais uma ambulância de suporte imediato de vida e mais um motociclo de emergência médica.

Na mesma sessão, foi ainda assinado um protocolo para a constituição de um posto de emergência médica no corpo de bombeiros voluntários de Alcoutim.

Desta forma, o INEM capacita, à exceção do concelho de Castro Marim, que não dispõe de Bombeiros ou CVP, a totalidade dos concelhos do Algarve com uma ambulância.

A ambulância destina-se a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho, reforçando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita.

“É um desejo antigo e agora concretizado. Estamos a caminhar para ter o Algarve todo coberto com meios de emergência facilmente acessíveis e com equidade para todos os cidadãos quer eles vivam na serra, no barrocal ou nas zonas do litoral”, frisou Paulo Morgado.

Recorde-se, o INEM reforçou recentemente a sua presença na região algarvia, com a reativação funcional da sua delegação regional, a qual havia sido desativada em 2012.

Fonte: Região-Sul