14 agosto 2016

Inferno dos Incêndios continua: 5 aldeias em alerta, 4 evacuadas

Cinco aldeias em alerta

Cerca de 25 pessoas foram retiradas de quatro aldeias em São Pedro do Sul, por causa dos incêndios, com algumas a serem encaminhadas para casa de familiares, havendo outras cinco aldeias em alerta, adiantou o presidente da câmara.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, adiantou que foi necessário evacuar as aldeias de Fujaco e Açores, no concelho, por volta das 19:00, tendo sido retiradas 15 pessoas, que foram encaminhadas para o Centro Social do Sul.

De acordo com Vitor Figueiredo, a maior parte destas pessoas foi posteriormente levada para casa de familiares, havendo apenas duas pessoas que continuam no centro social.

O autarca adiantou que foram depois retirados cerca de dez habitantes de Posmil e de Sá, que foram encaminhados para o Centro Social de São Martinho das Moitas.

Vitor Figueiredo disse que estas quatro aldeias já não estão ameaçadas pelas chamas, ao contrário das povoações de Pesos, Oliveira, Sul, Leiradas e Aldeia, cuja situação é mais preocupante e estão, por isso, em alerta, apesar de ainda não ter sido necessário retirar os habitantes.

O incêndio no concelho de São Pedro do Sul resultou do alastrar das chamas do fogo que arde em Arouca (distrito de Aveiro), desde o início da tarde de segunda-feira, 8 de agosto, sendo um dos que mais meios tem mobilizado.

De acordo com a página da Proteção Civil, as chamas em Arouca estão a ser combatidas por mais de 780 de operacionais, apoiados por cerca de 250 meios terrestres.

Durante o dia de sábado, chegaram a atuar, em simultâneo, dez meios aéreos neste incêndio.


Fonte: TVI24