16 agosto 2016

Bombeiros franceses ajudaram portugueses

Bombeiros franceses em ação Foto: SIFFIUW
Estiveram em S. Pedro do Sul, em Águeda, e terminaram uma jornada de três dias em Celorico da Beira, sempre a combater fogos. Três bombeiros franceses não olharam a meios e de Nice rumaram a Portugal para ajudar os colegas que andam há semanas nos incêndios.

Os profissionais fazem parte de uma associação de bombeiros franceses que nas férias e nos tempos livres vão onde podem ser necessários. Os relatos podem ser acompanhados através da página do facebook Section-dIntervention-Feux-de-Forêts-International-Unit-of-Wildfire desta seção francesa de intervenção em fogos florestais internacionais.

Em S. Pedro do Sul, estes três bombeiros foram, por exemplo, a “ajuda preciosa” para uma família que na noite de sábado estava na iminência de ver o seu investimento – um aviário – a ser consumido pelas chamas. Os proprietários ficaram agradecidos pela disponibilidade demonstrada pelos bombeiros que, com o seu próprio equipamento, meteram-se pela mata dentro e juntamente com os populares “travaram” o avanço das chamas de um dos muitos incêndios que destruiram em S. Pedro do Sul as serras de S. Macário e Arada.

Em Celorico da Beira, onde pararam no domingo quando já a caminho de Espanha viram um fogo, juntaram-se às equipas que andavam no terreno. Como referem, apesar de todo o trabalho, não conseguiram que uma casa ficasse destruída e, naquele momento, voltaram a ter aquele “sentimento de impotência”.

Ao agradecimento das populações portugueses, os três bombeiros franceses retribuem com comentários sobre a hospitalidade de um povo surpreendente que vão, de certeza, voltar a visitar.

Fonte: Jornal do Centro