27 agosto 2016

Balanço de vítimas do sismo atualizado para 278


O número de vítimas mortais do sismo desta quarta-feira no centro de Itália foi esta sexta-feira atualizado para 278, um balanço ainda por fechar.

Ainda com os socorristas a escavar escombros, Itália observa este sábado um dia de luto nacional pelas vítimas do sismo que quarta-feira destruiu várias localidades das regiões da Umbria, das Marcas e de Lácio.

A contabilidade ainda por fechar dava esta sexta-feira conta de 278 mortos (nove estrangeiros) e 387 feridos, quando as réplicas continuavam a multiplicar-se, afetando as buscas - foram retiradas vivas dos escombros 215 pessoas, mas nenhuma desde quarta-feira à noite - e danificando mais ainda as vias de comunicação de uma região montanhosa de acesso já difícil.

O Governo declarou esta sexta-feira o estado de emergência, aprovou um apoio preliminar de 50 milhões e suspendeu os impostos nas zonas afetadas. Um funeral de estado terá lugar este sábado, com a presença do presidente Sergio Mattarella.

Na localidade de Amatrice, foram registadas 218 vítimas mortais. Em Arquata foram contabilizados 49 mortos, enquanto na zona de Accumoli morreram 11 pessoas, confirmou também a Proteção Civil italiana.

Fonte: JN