14 agosto 2016

Associação ambientalista Zero diz que é preciso apostar na prevenção

A associação ambientalista Zero emitiu esta manhã um comunicado com aquelas que considera serem as dez prioridades na prevenção dos incêndios.E à cabeça estão três ideias: cumprir a legislação que já existe, dotar os municípios de um cadastro predial fiável e reforçar o programa de sapadores florestais.

O presidente da Zero, Francisco Ferreira, diz que é preciso apostar de uma vez por todas na prevenção deste flagelo que atinge o país todos os anos.

"Existe uma enorme diferença entre os gastos com prevenção e combate, sendo que o combate absover 80 por cento dos gastos. Devemos repensar prioridades e olhar para medidas diretas e indiretas", declarou Francisco Ferreira à Antena 1.

O presidente da associação ambientalista afirma também que é preciso não esquecer as épocas dramáticas que se vivem durante os meses de verão, em que decorrem muitos incêndios florestais.

"É preciso não esquecer o tema e resolvê-lo com medidas estruturantes. Vão haver consequências ammbientais com as primeiras chuvas, ao nível solos florestais e há formas de nos lembrarmos, infelizmente, do que aconteceu na última semana", concluiu.

Fonte: RTP