03 abril 2015

Marinha alerta para aspectos da segurança nas praias fora da época balnear

A Marinha portuguesa emitiu hoje um comunicado, a alerta para os aspectos de segurança nas praias fora da época balnear.
A Marinha lembra que a actual moldura jurídica aplicável "determina a obrigatoriedade da permanência de nadadores salvadores nas praias concessionadas/vigiadas apenas durante a época balnear de cada ano, situação que varia ao longo do país".
Para evitar a ocorrência de acidentes, a Autoridade Marítima Nacional, através do Instituto de Socorros a Náufragos, alerta todas as pessoas que frequentem as praias nos próximos dias, "para a necessidade de adoptarem uma cultura de segurança, que tenham cuidados redobrados se estiverem junto da linha de água, em virtude de não existirem nadadores salvadores nem qualquer tipo de sinalização relativamente ao estado de perigosidade do mar".
Há três regras fundamentais, recordadas pela Marinha: vigie as suas crianças permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água; em caso de dúvida pelo estado do mar, não arrisque e não tome banho, respeite um intervalo de 3 horas após uma refeição normal antes de tomar banho.
Fonte: DNotícias.pt