03 abril 2015

Fogo em Sever do Vouga combatido por 200 bombeiros

Incêndio tem três fontes ativas e já alastrou ao concelho vizinho de Albergaria-a-Velha.

Um incêndio florestal, no concelho de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, está, desde cerca das 6.50, a ser combatido por 200 bombeiros e dois helicópteros, informou fonte dos bombeiros.

Segundo a mesma fonte, o incêndio apresentava cerca das 12:00 três frentes ativas, tendo alastrado já ao concelho vizinho de Albergaria-a-Velha.

"O incêndio está com grande intensidade junto às povoações de Mouquim e Valemaior e está a arder em eucaliptal. Estamos a colocar meios para defender as povoações", disse à Lusa o segundo Comandante Operacional Distrital de Aveiro, Manuel Pinheiro.

Segundo a mesma fonte, o combate às chamas está a ser dificultado pelo forte vento que se faz sentir no local.

No local, estão 200 homens apoiados por 55 viaturas e dois helicópteros bombardeiros ligeiros.

Entretanto, no distrito de Viseu lavravam às 12.00 de hoje dois incêndios, de acordo com o sítio da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) na internet.

Um fogo que queimou mato desde as 20.25 de quarta-feira, em duas frentes, na Póvoa de Montemuro, no concelho de Castro Daire, foi dado como dominado às 12:25.

O fogo era combatido às 12:00 por 131 operacionais, ajudados por 27 veículos e um helicóptero bombardeiro ligeiro.

Em Mogueirões, no concelho de Vizela, lavra desde as 07:45 um incêndio em mato, que está a ser combatido por um total de 25 operacionais, ajudados por sete veículos.

Às 11:00, segundo a ANPC, estavam ativos seis incêndios em Portugal continental.

Na quarta-feira foi registado um total de 102 ocorrências.

Fonte: DN