03 abril 2015

Combate a fogos florestais mobiliza mais de 370 bombeiros em Sever do Vouga, Albergaria e Arouca

Um fogo florestal que deflagou em Nogueira, Sever do Vouga, mobilizava pelas 18:50 300 operacionais (286 bombeiros) e 88 viaturas viaturas.

O alerta chegou pelas 6:49 na freguesia de Pessegueiro do Vouga. O forte vento que se faz sentir dificulta a resposta dos soldados da paz perante a projeção das chamas.

O fogo progrediu com intensidade, tendo passado a três frentes ativas que se aproximaram de zonas habitadas, obrigando à colocação de meios para defender as povoações, também envoltas em espessas nuvens de fumo (ler info).

Durante o dia estiveram envolvidos no combate às chamas meios áreos (dois helicópteros bombardeiros ligeiros).

A necessidade de render bombeiros levou a acionar o Grupos de Reforços para Combate a Incêndios Florestais, vindos de Coimbra e Porto mas também da força especial dos bombeiros.

As chamas passaram de Sever do Vouga para Vale Maior, no concelho de Albergaria-A-Velha onde os lugares de Mouquim e Vila Nova de Fusos eram as que implicavam mais cuidados. Um infantário foi evacuado por prevenção, assim como alguns residentes idosos precavendo problemas devido ao fumo.

A GNR está a orientar o trânsito nas zonas mais atingidas, sendo que o acesso do carvoeiro da A25 merece igualmente atenção devido à fraca visibilidade, que obrigou mesmo a cortar a circulação.

Os bombeiros, às 19:00, continuavam a enfrentar muitas dificuldades, embora conseguindo fazer alguns progressos. O Segundo Comandante Operacional Distrital de Aveiro (CODIS), Manuel Pinheiro, acreditava que duas frentes estariam "a ceder aos meios". 

A frente do Carvoeiro continuava a ser a mais preocupante, obrigando a posicionar os meios. E na retaguarda, o fogo passou o rio Vouga para o lado de Paradela, estando a mobilizar bombeiros para o local.

Em Arouca, no lugar da Borralheira, deflarou outro incêndio florestal pelas 18:50, que estava a ser combatido por 90 bombeiros com 30 viaturas. Lavrava com três frentes ativas (ler info).

Bombeiros de Santarém e Leiria foram mobilizados para apoiar o combate às chamas.

(em atualização)

Notícias de Aveiro