12 fevereiro 2015

Presidente dos Bombeiros de Ferreira encontrado morto dentro do carro

Joaquim António Zambujeira Camacho, presidente dos Bombeiros Voluntários de Ferreira (BVFA) do Alentejo, morreu esta terça-feira dentro do carro, junto ao Centro de Saúde da vila


A vítima, de 56 anos, foi encontrada por um colega de direcção dos BVFA cerca das 22.00 horas.

Joaquim Camacho sentiu-se indisposto durante uma reunião dos Bombeiros realizada na segunda - feira à noite. “Ele queixou-se com uma dor no peito, eu até lhe disse que podia não ter dor e estar a fazer um enfarte, acabámos a reunião era quase meia-noite, estive a medir-lhe a tensão e na verdade estava muito alta”, explicou António Gomes, comandante dos BVFA. ”Às três e pouco da manha mandou-me uma mensagem para o telemóvel a dizer que estava com 20/11 de tensão e 90 de pulsação”, acrescenta.

Joaquim Camacho só foi ao Centro de Saúde na terça-feira de manhã. Quando saiu, por volta das 11.00 horas, falou por telemóvel com António Gomes. “Nessa altura disse-me que tinha comprimidos debaixo da língua". Nas horas seguintes e apesar de ter ligado diversas vezes António Gomes já não conseguiu falar com Joaquim Camacho.

As imediações do Centro de Saúde é uma zona com algum movimento no entanto, ninguém se apercebeu do corpo dentro do carro. Só cerca das 22.00 horas um vice-presidente dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo viu o carro e estranhou estar estacionado naquele local.

António Gomes refere que o seu amigo "deve ter sofrido um ataque cardíaco".

Depois da GNR de Ferreira do Alentejo e a viatura médica de emergência (VMER) do Hospital de Beja se deslocarem ao local, foi confirmado o óbito. O corpo é hoje autopsiado na morgue do Hospital de Beja.

Joaquim Camacho era o sócio nº 176 do Sporting Clube Ferreirense. Além de presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo, integrava o Conselho Nacional de Bombeiros Portugueses.

O funeral é amanhã, quinta-feira, em Ferreira do Alentejo.

À família enlutada a Rádio Pax deixa as mais sentidas condolências.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E. (ULSBA), na sequência desta notícia, vem prestar o seguinte esclarecimento:

1 - O Senhor Joaquim Camacho dirigiu-se, na manhã do dia 10 do corrente mês, ao Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo, onde foi observado cerca das 10h40m pela sua médica de família com queixas de mal-estar indefinido;

2 - Da sua observação apenas ressaltou a existência de hipertensão arterial, para a qual foi medicado, tendo, após confirmação da eficácia da terapêutica instituída e da melhoria das queixas por si referidas, sido enviado para o seu domicílio, com a recomendação de voltar pelas 14 horas ao Centro de Saúde para reavaliação, o que infelizmente já não se verificou;

3 - De referir ainda que o falecimento não ocorreu, como mencionado, à porta do Centro de Saúde mas sim na via pública na proximidade do mesmo;

4 - Neste momento aguarda-se o resultado da autópsia, que foi requerida para apuramento da causa da morte;

5 - O Conselho de Administração da ULSBA manifestou o seu pesar à família bem como à Corporação de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo de que o Sr. Joaquim Camacho era Presidente.

BEJA, 11 de Fevereiro de 2015.

O Conselho de Administração

Rádio PAX