30 dezembro 2014

Grécia tenta resgatar navio que terá a bordo centenas de imigrantes

A Guarda Costeira grega está a tentar resgatar um navio que enviou um pedido de ajuda ao largo da ilha grega de Corfu, no Mar Adriático, e que terá presumivelmente a bordo várias centenas de imigrantes ilegais.

Um porta-voz da guarda costeira grega referiu, em declarações à agência espanhola EFE, que se trata de um navio, de nome "Blue Sky", que navega com o pavilhão da Moldávia.
A mesma fonte explicou que a guarda costeira grega foi avisada pelas autoridades italianas, que receberam uma chamada da linha europeia de urgência (112).
O navio está a três milhas náuticas a sul da ilhota de Ozoni, a norte de Corfu.
Apesar de alguma melhoria em relação aos dias anteriores, as condições meteorológicas naquela zona continuam adversas, com o registo de ventos fortes (nível 6 em 12 níveis possíveis na escala de Beaufort).
"Teme-se que seja um navio com imigrantes", explicou a mesma fonte, acrescentando que estão envolvidos na operação de resgate uma fragata, duas embarcações da guarda costeira e dois helicópteros.
O porta-voz não confirmou as informações divulgadas pelos "media" locais, que indicam que a bordo do navio poderão estar 700 imigrantes.
O pedido de socorro foi enviado de uma zona que fica perto do local onde ocorreu no domingo o acidente com o ferry italiano "Norman Atlantic".
JN