29 dezembro 2014

Frio vai agravar-se nos próximos dias

As temperaturas mínimas vão cair a pique a partir de segunda-feira, podendo, na noite da passagem do ano, chegar aos zero graus no Porto e Lisboa e cair para valores negativos em outras, sobretudo no interior Norte e Centro.
"Para esse dia, as previsões não têm ainda um grau de fiabilidade absoluta, mas é garantido que as mínimas vão baixar significativamente, sobretudo relativamente ao dia de amanhã, quando registarão uma subida", explicou ao JN Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A meteorologista adianta que a passagem de uma frente fria no fim de semana vai trazer algumas nuvens e até pequenas quantidades de chuva no Norte e no Centro.
A partir de segunda-feira, o céu voltará a estar limpo e regista-se a acentuada descida das temperaturas mínimas.
Frio mais seco
"Será um frio mais seco do que aquele que se tem feito sentir", explica a responsável, acrescentando que é provável que, amanhã ao final do dia, ou segunda-feira, o IPMA venha a emitir um alerta para os efeitos desta baixa acentuada de temperaturas.
Entre terça e quarta-feira, as temperaturas devem atingir valores negativos em várias cidades como Bragança (-5); Guarda e Vila Real (-4);-Braga (-3) ou Aveiro (-2).
O tempo seco deverá, no entanto, impedir a queda de neve.
JN