04 dezembro 2014

Frio polar chega no fim de semana e INEM aconselha cuidado

INEM alerta para cuidados a ter com o frio e diz que ficar em casa pode ser o melhor, mas também há perigos.

As temperaturas vão continuar a descer e atingir valores negativos no fim de semana, no interior Norte do País. A culpa é da passagem de uma massa de ar frio polar, que vai trazer muito frio a todo o País no sábado e domingo, com as mínimas a chegarem aos 4 e 3 graus em Lisboa e Porto, respetivamente.
As máximas vão ficar pouco acima dos 10 e, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas só começam a subir a meio da próxima semana.
Para enfrentar a queda acentuada das temperaturas, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alerta para importância de se manter "quente e seguro", com especial atenção a crianças e idosos, grupos particularmente vulneráveis.
"Permanecer em casa pode ser uma medida adequada a várias situações, contudo também aqui poderá encontrar vários perigos", alerta o INEM, que aconselha a ter cuidado com a utilização de aquecedores e lareiras, quer pelo risco de incêndio, quer pelo risco de intoxicação por monóxido de carbono.

DN