16 novembro 2014

INEM reverteu este ano mais de 300 hipoglicémias graves com novo medicamento

O INEM anunciou hoje, Dia Mundial da Diabetes, que reverteu 317 hipoglicémias graves, entre janeiro e outubro deste ano, através da aplicação de um novo fármaco, disponível em ambulâncias de emergência.

Num comunicado, o Instituto de Emergência Médica (INEM) realçou que a aplicação do fármaco é uma nova competência que os técnicos de emergência têm disponível em todas as ambulâncias e nos motociclos de emergência.
O instituto realça que a região Norte foi onde se registaram mais utilizalções do fármaco (141), "seguida da região Sul, com 125, e da região Centro, com 51 ocorrências".
"Este fármaco permite uma rápida recuperação dos níveis de açúcar no sangue, possibilitando que uma vítima de hipoglicémia, dentro de parâmetros clínicos definidos, tenha um auxílio imediato", referiu o INEM, acrescentando que, "em apenas 19 casos, os doentes experimentaram, após a aplicação do fármaco, náuseas e vómitos".
A disponibilidade do medicamento nos motociclos e nas ambulâncias de emergência médica diminui a necessidade de intervenção das Viaturas Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e de Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), pelo que "os meios de emergência mais diferenciados ficam disponíveis para acudir a situações de maior gravidade", destacou o INEM.
Fonte: RTP