14 novembro 2014

Especialistas da GNR juntam-se às buscas de português em Espanha

Uma equipa da GNR especializada em resgate de montanha está a caminho de Espanha para participar nas buscas pelo ultramaratonista João Marinho. Câmara de Amarante associou-se a vigília a realizar esta tarde.

Está a ser convocada nas redes sociais para o Largo de S. Gonçalo, Amarante, uma vigília em nome de João Marinho, desparecido há uma semana nos Picos da Europa, em Espanha. A câmara já se terá associado à homenagem, marcada para as 18 horas desta sexta-feira.

Entretanto, apurou o JN, já estará a caminho dos Picos da Europa a Equipa de Resgate de Montanha integrada no Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), unidade da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A ajuda desta equipa especializada em socorro de alta montanha e ajuda a esquiadores, treinada na Serra da Estrela, era um desejo da família do atleta. "Os últimos pormenores estarão a ser tratados pela Secretaria de Estado das Comunidades em Articulação com o Consulado português naquela região espanhola", disse á JN um fonte da família.

"As buscas prosseguem com menos meios espanhóis, mas, em contrapartida, os meios portugueses estão a aumentar como é o caso do GIPS", que se irão juntar ao ao Grupo Operacional de Busca e Salvamento, da Póvoa de Varzim, que desde quinta-feira, em Espanha, à procura do amigo João Marinho. Os esforços foram infrutíferos até ao momento.

Esta sexta-feira, às seis da manhã, Paulo Jorge Leite, um dos portugueses que participam nas buscas por João Marinho, em Espanha, escreveu no Facebook que estava pronto para mais um dia de muito trabalho.

Fonte: JN