14 novembro 2014

Bombeiros acorrem a inundações em três freguesias de Ovar

Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz mobilizaram esta manhã cerca de 30 homens para diferentes inundações naquela freguesia e também nas de Maceda e Cortegaça, todas no concelho de Ovar.

Em declarações à Lusa, o comandante da corporação, Miguel Gomes, diz que não é possível precisar o número de edifícios em causa, mas garante que são "uma série delas" e atribui as inundações à subida do leito do rio Lambo, que transbordou durante a madrugada.

"Estamos a acorrer a várias habitações, para levantar móveis, vazar a água e, num ou outro caso, deslocar as pessoas para casa de familiares", afirma Miguel Gomes. "Algumas casas têm as caves totalmente submersas, com a água a atingir mais de metro e meio de altura", realça.

O trabalho da corporação envolve nesta fase seis viaturas para remoção de água e as previsões apontam para que a situação melhore ao fim de "algumas horas".

Miguel Gomes justifica: "Como, no mar, a maré vai continuar a baixar até às 14:00, o caudal do rio vai escoar com mais velocidade até lá e a água vai voltando ao nível normal".

Entretanto, "não há perigo de maior para as pessoas", garante o comandante dos Bombeiros de Esmoriz, e em causa estarão apenas danos materiais.

Fonte: DN