10 outubro 2014

Muro vai travar inundações nos bombeiros da Nazaré

FOTO: Rui Miguel Pedrosa
A Câmara da Nazaré admitiu esta quinta-feira avançar com a construção de um muro de contenção de águas para evitar a entrada de água da chuva no quartel dos bombeiros locais, onde na última noite se registou mais uma inundação.

"Ainda hoje [quinta-feira] esteve uma equipa a analisar a situação do quartel dos bombeiros e o que podemos afirmar é que, no curto prazo, serão executadas ações de minimização de impactos futuros", disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, na sequência da inundação registada na quarta-feira à noite no quartel dos bombeiros.

A inundação ocorreu pouco depois das 22h00, devido a uma forte chuvada que, segundo o comando de Operações Distritais de Socorro (CDOS) de Leiria, "provocou dez ocorrências, a mais grave das quais no próprio quartel" dos bombeiros da Nazaré.

A situação, que acontece sempre que se regista chuva mais intensa, tem por base "um problema estrutural", já que, segundo o autarca, o quartel foi construído "numa zona de confluência de dois declives que congregam cargas pluviais originárias das zonas altas da Nova Nazaré e a outra da Pederneira e Rio Novo".

O problema "que sempre existiu" agravou-se, de acordo com o presidente, com "a impermeabilização de solos nas zonas altas, sem que se tenha investido em ramais de encaminhamento nas zonas baixas, que pudessem responder com eficácia às pressões dos caudais".
 
 
Fonte: Correio da Manhã