22 outubro 2014

Corpo de Bombeiros de Vila Real de Stº António lança campanha para recrutar voluntários

Encontra-se aberto o período de inscrições para uma Escola de Estagiários para a carreira de Bombeiro Voluntário e Escola de Infantes e Cadetes.

Os interessados com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, irão frequentar um Curso de Formação Inicial de Bombeiros, composto por duas fases.

A primeira corresponde à formação de 250 horas, onde serão ministradas matérias relativas à formação de Bombeiro; e a segunda de estágio em serviço, com uma duração de seis meses, após aprovação de um teste teórico e prático, perante um júri da Escola Nacional de Bombeiros.

Durante esta segunda fase, os estagiários poderão fazer serviço operacional, acompanhados pelo respetivo tutor.

Alexandre Sequeira, responsável pela área de pessoal e instrução, deste Corpo de Bombeiros, adiantou ao Algarve Primeiro, que «é comum todos os anos fazermos este tipo de campanhas, visto ser uma necessidade para o nosso Quartel, e também passar a mensagem e formação aos mais novos sobre a importância de ajudar o próximo»

Alexandre Sequeira, referiu contudo, «que a grande necessidade prende-se com Bombeiros, que integrem o Quadro de Trabalho», este responsável realça que «os jovem abraçam a causa, respondendo às campanhas de recrutamento, mas muitos deles abandonam por volta dos 18 anos, por motivos pessoais e na mioria dos casos por questões ligadas ao prosseguimento dos estudos».

Ainda assim este tipo de campanhas, «tornam-se muitas vezes primordiais para garantir, o Corpo de Bombeiros, sem grandes lacunas no funcionamento e resposta à população», destacou Alexandre Sequeira.


fonte: Algarve Primeiro