03 outubro 2014

Bombeiros de Lagos com aparelho de massagem cardíaca

O valor do aparelho ronda os 11 mil euros.

Os Bombeiros de Lagos vão ser a primeira corporação do país a disponibilizar um aparelho que proporciona compressões torácicas, substituindo a massagem cardíaca manual durante a reanimação, disse hoje à Lusa o presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve.

Segundo Paulo Morgado, o novo dispositivo, que incluirá o equipamento das ambulâncias dos bombeiros de Lagos a partir de sábado, é para ser usado quando as vítimas estão em paragem cardiorrespiratória, que pode ser originada por inúmeras situações, nomeadamente enfartes, afogamentos ou choques anafiláticos decorrentes de alergias fulminantes.

"A paragem cardíaca é uma situação dramática, que surge com alguma frequência e que precisa de tratamento imediato e adequado", afirmou, observando que o aparelho consegue ser mais eficaz do que a massagem manual, porque mantém sempre o mesmo ritmo, com menos interrupções, permitindo ainda ao socorrista continuar a fazer a massagem durante o transporte.

De acordo com o também presidente dos Bombeiros de Lagos, é muito difícil fazer uma massagem cardíaca dentro de uma ambulância ou de um helicóptero em movimento.

Segundo o responsável, existe um dispositivo semelhante num hospital do Norte, mas que, por estar dentro de uma unidade hospitalar, está disponível apenas para os doentes que ali se dirijam. Para comprar o aparelho, cujo valor ronda os 11 mil euros, os Bombeiros de Lagos desenvolveram um conjunto de ações para a angariação de fundos que envolveram a comunidade residente e estrangeira.
 
 
Fonte: Correio da Manhã