09 setembro 2014

Sete concelhos com risco elevado de incêndio

Sete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco elevado de incêndio, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito de Faro, com quatro, é o que apresenta mais concelhos em risco: Monchique, Sines, Loulé, Alcoutim.

Odemira, no distrito Beja encontra-se também sob risco elevado de incêndio, o terceiro de uma escala de cinco.

Mação, em Santarém, e Idanha-a-Nova, em Castelo Branco, são os restantes concelhos em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A ilha da Madeira e as ilhas do grupo central e oriental dos Açores estão hoje sob aviso amarelo, de acordo com o IPMA.

Depois de ter estado sob aviso vermelho entre as 00:00 e as 06:00, a ilha da Madeira passou a amarelo até às 09:00, para chuva e aguaceiros, que podem ser por vezes fortes, mantendo ainda o aviso amarelo para a persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20:00 de hoje, que atinge os 27 graus Celsius.

Estes avisos são extensivos à ilha do Porto Santo.

O IPMA prolongou também o aviso de mau tempo para sete ilhas dos Açores - Santa Maria, São Miguel, Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira - até às 12:00 de hoje.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 11 incêndios, que foram combatidos por 158 bombeiros, com o apoio de 38 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado durante a tarde. Prevê-se ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros durante a tarde, em especial no litoral Norte e Centro. O vento tende a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do quadrante sul.

Quanto às temperaturas, Beja será a cidade mais quente com 32 graus celsius, Évora com 30º, Leiria, Castelo Branco e Portalegre a chegar aos 29º, Braga aos 28º, Bragança, Viana do Castelo e Funchal aos 27º, Porto aos 26º e Lisboa, Faro e Sines aos 25º.

Fonte: DN