15 setembro 2014

Previsão de aguaceiros e vento fortes nesta segunda-feira na Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um ‘aviso laranja’ para a Madeira para o período das 12h00 às 18h00 desta segunda-feira devido à previsão de precipitação e aguaceiros moderados a fortes, acompanhados de trovoada. O vento também será forte. Face ao quadro de condições meteorológicas adversas, o Serviço Regional de Protecção Civil divulgou uma série de recomendações à população.

Como referimos, está também previsto vento forte, do quadrante sudoeste, com aumento da sua intensidade a partir do início da manhã, com as rajadas a poderem atingir 80 km/hora no litoral da costa sul e 90 a 100 km/hora nas zonas montanhosas. Na costa sul, entre o início da tarde e o fim do dia prevê-se ondas de sudoeste com altura significativa (entre 3 e 5 metros). O mau tempo deve-se à aproximação de uma depressão frontal.

O Serviço Regional de Protecção Civil dirigiu algumas recomendações à população: em caso de chuva forte, evitar os percursos a pé ou de carro, sobretudo nas zonas montanhosas e vertentes expostas; e ao conduzir nestas condições, reduzir a velocidade e seguir com precaução; em caso de inundação, contactar os bombeiros ou a Protecção Civil concelhia; em caso de vento forte, fechar portas e janelas e retirar das varandas e peitoris os objectos soltos; e não circular por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas, e prestar atenção a estruturas montadas (andaimes, toldos, telhados, etc.).

A nota da Protecção Civil refere ainda que a informação relativa à evolução do estado do tempo será permanentemente actualizada no site da instituição - www.procivmadeira.pt - , em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal.

Fonte: DNotícias.pt