12 setembro 2014

Fogos: Protecção Civil lembra que período crítico só termina no final do mês


O período crítico dos incêndios estende-se até 30 de Setembro. Até final do mês “devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção”, lembra o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja. 

Neste momento não é permitido realizar queimadas para renovação de pastagens; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipo de foguetes e realizar acções de fumigação ou desinfestação em apiários, excepto se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Por outro lado, segundo o CDOS, é proibido realizar fogueiras para recreio ou lazer e para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos.

Nos espaços florestais não se pode fumar, lançar pontas de cigarro para o chão ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior. 

“Não é igualmente permitido acender fogueiras nas ruas, praças e mais lugares públicos das povoações, bem como a menos de 30 m de quaisquer construções e a menos de 300 m de bosque, matas, lenhas, searas, palhas, depósitos de substâncias susceptíveis de arder e, independentemente da distância, sempre que deva prever-se risco de incêndio”, conclui o Comando Distrital em nota enviado à Rádio Pax.

Fonte: Rádio PAX