09 setembro 2014

Bombeiros da Madeira sem pedidos de ajuda apesar de aviso vermelho

As várias corporações de bombeiros da Madeira informaram ter tido hoje de noite uma noite calma, sem saídas dos quartéis relacionadas com a chuva, apesar de a ilha ter estado sob aviso vermelho por forte precipitação.

Contactadas pela agência Lusa, as várias corporações de bombeiros não registam pedidos de ajuda, nem foram chamadas para intervir em qualquer situação devido a problemas provocados pela precipitação.
Também no aeroporto da ilha da Madeira as operações decorrem normalmente.
A ilha da Madeira esteve sob aviso vermelho entre as 00:00 e as 06:00, que passou a amarelo até às 09:00 para chuva e aguaceiros, que podem ser por vezes fortes.
O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) também mantém o aviso amarelo para a persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20:00 de hoje, que atinge os 27 graus Celsius.
Estes avisos são extensivos à ilha do Porto Santo.
O aviso vermelho é o mais grave numa escala de quatro.
As previsões meteorológicas do IPMA para a Madeira são de "períodos de céu muito nublado, aguaceiros que por vezes podem ser fortes até ao início da manhã, diminuindo gradualmente de intensidade e de frequência e condições favoráveis à ocorrência de trovoada".
O vento será entre os 15 e os 30 quilómetros/hora de sudoeste, soprando moderado a forte (até os 50 km/h) nas terras altas.
No mar, as ondas serão de oeste entre um e dois metros na costa norte e até 1,5 metros na zona sul, atingindo a água no oceano Atlântico uma temperatura de 25 graus.

Fonte: RTP