08 agosto 2014

Noticia Falsa: Bombeiro Ferido e Viatura ardida em Incêndio em Freixo de Espada à Cinta


Desde há umas horas que anda a circular nas redes sociais a noticia de um Bombeiro queimado e uma viatura ardida num incêndio florestal.

Inicialmente era avançada a informação de que a viatura teria tido danos nos pneus.

Era também dada a informação de que no local estavam o Heli do INEM para proceder á evacuação.

Pois bem, segundo fontes do DB, e algumas comunicações que iniciámos a noticia avançada é falsa e não existe confirmação sequer do Bombeiro ferido com queimaduras.

No local, para além dos meios terrestres, estiveram somente os meios aéreos que ajudaram no combate ao incêndio.

Quanto á viatura o que aconteceu na realidade foi o rebentamento de um tubo dos travões, possivelmente derivado á alta temperatura, coisa que Infelizmente acontece a qualquer viatura Independente de ser Inspecionada e feita a manutenção diária.

Felizmente a situação não causou danos piores, quer para a viatura, quer para os bombeiros envolvidos.

Sabemos que infelizmente noticias destas são noticias que puxam a atenção de todo o leitor, mas convém que antes de lançar o pânico (em familiares de Bombeiros que possam estar envolvidos nos incêndios que se mencionem e calhem a ler essas informações), e antes de causar o alerta de mais uma desgraça no meio dos Bombeiros Portugueses, todos nós procedamos á devida recolha de confirmação e veracidade.

Já chega de usar a palavra "Bombeiros" como meio garantido de audiências, e muito menos de continuamente passar o papel de coitadinhos!

Assim como já chega de se estar a usar sempre a falta de "Equipamento de Protecção Individual" como desculpa ou justificação para tudo o que acontece com os Bombeiros durante o combate aos Incêndios!

Devemos ser respeitados perante toda a sociedade portuguesa por aquilo que somos e fazemos, por mérito publico de sermos BOMBEIROS PORTUGUESES que honram a divisa "Vida por Vida", e não sermos falados, por terem pena do "coitadinho do bombeiro".

Aos Bombeiros Portugueses,  mais uma vez fazemos o apelo de que vão e voltem com segurança. Lembrem-se que "heróis só existem nos filmes e mesmo assim morrem no final", e deixem o excesso de confiança no quartel, antes de sairem para o Teatro de Operações.

Aos meios envolvidos no incêndio referido, deixamos os parabéns, em nosso nome, e em nome de dezenas de civis que em forma de comentário nos fizeram chegar, pela actuação e rápido dominio no combate a este incêndio