15 agosto 2014

Marinha e Força Aérea resgatam pescador a 275 kms da ilha das Flores

Um pescador foi resgatado quinta-feira à noite de uma embarcação que se encontrava a cerca de 275 quilómetros da ilha das Flores, Açores, por sentir fortes dores abdominais, anunciou hoje a Marinha Portuguesa.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (CCBSM) de Ponta Delgada, em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou durante a tarde e noite de quinta-feira “a operação de evacuação médica de um pescador, de nacionalidade portuguesa e 52 anos, que começou a sentir dor abdominal aguda no quadrante lateral esquerdo”, lê-se no site da Marinha Portuguesa.

O pescador seguia na embarcação “Íris do Mar”, que se encontrava em faina de pesca, a navegar a cerca de 275 quilómetros (150 milhas náuticas) a sudoeste da ilha das Flores quando pediu ajuda ao CCBSM de Ponta Delgada.

O alerta chegou aos serviços por volta das 18:20, tendo sido contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante.

Por volta da meia-noite, um helicóptero do Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), da Força Aérea, chegou à embarcação e às 01:40 estava a aterrar no aeroporto da Horta, de onde o tripulante foi transportado em estado estável para o Hospital daquela cidade.

Fonte: Jornal da Madeira