01 agosto 2014

Bombeiros de Chaves... as Imagens Visualizadas e a Falta de quem nos Defenda Verdadeiramente

Começo por referir que Isto se tratará somente da minha opinião, e nada mais, mas não poderia deixar passar em branco após tudo o que tenho lido e re-lido relativamente ás imagens a que todos assistiram na entrega das demissões de 34 Bombeiros de Chaves.
Nem tão pouco pretendo aqui julgar ou acusar algo ou alguém, até porque para isso existem departamentos próprios para apurar e averiguar, como LBP, ANPC.
Pretendo aqui somente partilhar convosco a minha humilde opinião sobre o sucedido, agradecendo assim ao 25 de Abril que agora mo permite.

O que vai passar a ficar agora na memória de todos, não é os quês e os porquês do sucedido, é sim as imagens de confrontos, com uma farda envergada, que passaram nas televisões...

São imagens que em nada dignificam os Bombeiros, e até aqui nada mais, ponto!!...

Infelizmente, por vias do compadrio e esperas de alcance de beneficio próprio, um Corpo de Bombeiros não tem a união que deveria ter. Em 90% dos Corpos de Bombeiros isso existe... e todos nós sabemos disso.
Bem como "pressões", "discriminações", "perseguições", "devassa da vida privada", também não é só lá que existiram. Eu também fui alvo disso no meu CB, e tal como os Camaradas de Chaves, optei por abandonar até as mudanças necessárias ao retorno.

Mas, independente de todo o resto, voltando-nos somente para o sucedido e noticiado na Comunicação Social,  pensemos:

- Onde esta a união de corpo?!...

Afinal 18 optaram por não meter a demissão.
Supostamente daí as desavenças que originaram os confrontos, correcto?!...

Não as meteram porquê?!...
Porque concordam a apoiam?
Ou porque eram assalariados e tinham receio das represálias, ou mesmo Processos Disciplinares que pudessem ser alvo por parte da direcção?

Pois aqui há uma linha que separa um Bombeiro assalariado, das suas competências e funções enquanto Voluntário, e muitos elementos de Direcção e Comando, tendem beneficamente em se esquecer e julgar o Bombeiro de um lado ou de outro da linha, conforme interesse.
Recordo um CB em 2009, aquando uma entrega de capacetes em forma de exigir a demissão da sua direcção, que á chega ao quartel do então Presidente, as primeiras palavras dele foram: "Quero os nomes de todos os funcionários aqui presentes!"
Esquecendo porém, que eles estavam lá enquanto Bombeiros Voluntários, e não funcionários. Funcionário é durante o desempenho do serviço no horario para o qual foi contratado, a partir daí (conforme legislação) é Voluntário e responde somente como tal e perante o seu Comandante, nada mais!

A Presidente refere também á comunicação social que mandou instaurar um processo disciplinar a uma bombeira.
O que nos levanta outra questão:
- O processo foi instaurado a uma bombeira enquanto assalariada ou voluntária?

Sim, porque a bombeiro voluntário, somente o Comandante tem essa competência.

Pior...

Um CB que tem mais elementos no Quadro de Reserva do que no Activo?!
Deixa a pensar...

E tinha... porquê?!

Afinal a Ex.ma Sr. Presidente refere a Comunicação Social que o quadro de reserva é "vasto" e já foram contactados elementos para reassumir funções.
Sim... todos sabemos o que é necessário para um elemento do Quadro de Reserva re-ingressar no Activo...

Teriam os Bombeiros que apresentaram a demissão razão nos fundamentos que apresentaram?!

Não sei, mas certo é que o Comandante como "forma de apoio" e não concordando com o sucedido, a par com os seus homens renunciou ao cargo!

Pode não parecer, mas isso quer dizer muito...

Independente de todas as formas como os Bombeiros manifestaram a sua indignação até esta, a final, eles sairam, mas a Ex.ma Sr.a Presidente mantém-se em funções na mesma.

- Mas afinal um CB necessita de Bombeiros, ou de Presidentes, Vice-Presidentes, Secretários e outros mais?!

Todos sabemos, e não afirmo nada de especial quando refiro que grande maioria dos elementos que hoje em dia assumem esses cargos directivos ou mesmo de comando nas Associações, fazem-no com intuito de se servirem e não de servirem a comunidade.

Verdade ou Mentira?!...

...Comandantes que pretendem outros "voos" e usando um qualquer comando de Bombeiros como trampolim é mais fácil. (Vejamos exemplos como cargos nos CDOS, CODIS, COM, ANPC, LBP, etc, onde a maioria dos elementos provêem de comandos, e não o zé bombeiro)
Presidentes e elementos dos Orgãos Sociais que auferem assim candidatar-se a presidência de Juntas, Camarárias ou outros "postos" politicos, e usam do 《estatuto》de Presidente de Bombeiros para o fazerem, ou para se promoverem, elevarem ou beneficiarem a aldeia onde vivem...Etc, etc, etc...

- Qual será a posição dos Sócios ao terem conhecimento do sucedido?!

Afinal não se pode esquecer que 34 dos 52 Bombeiros que integram o Quadro Activo... mais de 50% do Corpo Activo apresentou a Demissão.

Já muitos se esqueceram e continuam a fazer querer esquecer que "Uma Corporação de Bombeiros não precisa de direcção e comando para nada. Mas sem Bombeiros, as direcções e comandos não estão lá a fazer nada"

E já agora... por quem terá a Comunicação Social tido conhecimento para fazer a reportagem?

Fica-se na dúvida e aguarda-se o desenrolar...

Mas mais uma vez se refira...

As imagens foram vergonhosas e desnecessárias!!...

Mas como Bombeiros que somos, coloque-mo-nos no lugar dos camaradas e pensemos no que os levou a exaustão para entrarem naquele descalabro...

E lamentemos por infelizmente não termos ninguém que nos DEFENDA com unhas e dentes, porque embora haja quem diga que sim, chegando a hora da verdade é "sempre muito complicado" de resolver...
Porque se houvesse, nada disto se assistiria ou registaria.


Um Bem-Haja a todos,






Marco Francisco
diariobombeiro@gmail.com