28 agosto 2014

B. V. Cantanhede: Nascimento "Inesperado"

No passado dia 5 de agosto, foi dado o alerta às 10:58h, através do CODU (Centro Orientação Doentes Urgentes) aos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (BVC), local onde foi efetuado o pedido de assistência a um parto.

Chegados ao local, o TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro), Luís Filipe Silva e a motorista da viatura INEM, Leonor Torres, depararam-se com uma criança já nascida, do sexo masculino, com apenas 24 semanas de gestação, um bebé bastante prematuro, dado que o tempo gestacional normal deverá ser entre as 38 e 42 semanas. A criança teria cerca de 30cm de comprimento e pesaria por volta das 700g.

Os Bombeiros de Cantanhede, apesar da surpresa, começaram a efetuar os devidos procedimentos, tais como o corte do cordão umbilical, a estimulação do pequeno feto, que se encontrava pouco reativo, aspiração de secreções, administração de oxigénio e aquecimento corporal, sendo essencial manter a temperatura do mesmo.

Uma vez que a criança era prematura, exigindo cuidados especiais, foi solicitado o apoio da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), que rapidamente se dirigiu ao local, verificando todos os procedimentos já efetuados pela equipa de INEM de Cantanhede. Posteriormente avaliaram parâmetros vitais. Por indicação do CODU acompanharam o transporte para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde já se encontrava uma equipa médica especializada para receber o pequeno bebé.

Até à data, a pequena criança encontra-se bem de saúde, na companhia da mãe, tendo sido transferida da pediatria para a maternidade.

A corporação dos Bombeiros de Cantanhede aguarda ansiosamente pela vinda do menino à Associação!
 
 
Fonte: Independente de Cantanhede