03 julho 2014

OLEIROS/Floresta – Equipas de intervenção já estão no terreno

São 12 as Equipas Municipais de Intervenção Florestal (EMIF) do concelho de Oleiros, que estão no terreno, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Além destas também se encontra em operações a equipa de sapadores florestais. Estas correspondem às juntas de freguesias do concelho e são constituídas por dois elementos, os quais utilizam os seus próprios kits de intervenção. 
Estas equipas estão operacionais até dia 30 de setembro, último dia da Fase Charlie de combate aos incêndios, sendo distribuídas, de uma forma coordenada entre si, por seis pontos estratégicos, de modo a abranger de forma eficaz todo o território. Durante este período a sua intervenção prende-se com a vigilância e a 1.ª intervenção.
As EMIF receberam formação teórica e prática no quartel dos bombeiros da sede de concelho, onde tiveram também contacto com toda a operacionalidade dos kits das juntas participantes. A formação incidiu sobre questões de segurança em incêndios florestais e comportamento do fogo e culminou com uma visita ao Comando Distrital de Operações de Socorro em Castelo Branco.

Fonte: Rádio Condestável