17 julho 2014

Jovens vigiam as áreas florestais do concelho de Estarreja!

São jovens e decidiram trocar a praia e o descanso das férias pela vigilância da mancha florestal, que percorrem numa bicicleta todo-o-terreno.

22 estarrejenses vestiram a camisola pela floresta e iniciaram a sua missão para este verão: vigiar as zonas florestais do concelho.

O programa “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no Concelho de Estarreja” é desenvolvido anualmente pela Câmara Municipal e realiza-se há já oito anos consecutivos.

Com esta 8ª edição, o programa passa a alcançar um total de 202 jovens.

Durante este mês, as funções dos jovens participantes vão para além da vigilância.

Têm ainda a incumbência de detetar lixeiras, recolher lixo, inventariar a rede viária florestal, recolhendo dados que irão enriquecer o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, ou inventariar pontos de água.

A sensibilização das populações para os perigos e procedimentos corretos para um maior respeito e proteção da natureza é outra das tarefas.

Coordenado pela Câmara Municipal de Estarreja, o projeto conta desde a primeira hora com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Estarreja e da Guarda Nacional Republicana.

O projeto abrange 12 jovens por quinzena.

As equipas irão vigiar a floresta até 13 de agosto, época normalmente mais quente e por isso mais suscetível à existência de fogos florestais.

Fonte: Rádio Voz da Ria