31 julho 2014

CMDT Paulo Gil Martins: "Prevenir é Proteger... e a Prevenção é Responsabilidade de Todos"

Srs. Comandantes, Caros Bombeiros,

Não há varinhas mágicas… há SABER… há bom senso… há discernimento…

Há PRIORIDADE À SEGURANÇA… com mais racionalidade… e com menos emotividade…

Os Bombeiros Portugueses são sempre dos primeiros a chegar, dos últimos a desmobilizar, por mais complexas que sejam as operações, demonstrando sempre uma enorme capacidade de resolução dos problemas.

A segurança dos operacionais deve ser motivo de reflexão prioritária, no que diz respeito à sua proteção individual mas também no que respeita à condução dos veículos de socorro e ao cumprimento dos procedimentos operacionais de segurança na frente de incêndio definidos há pelo menos 30 anos.

Cabe por isso, a todos, essa grande responsabilidade e enorme tarefa - o de garantir permanente e prioritariamente a segurança dos Homens e Mulheres do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.

A segurança individual baseia-se na conjugação de uma boa condição física, de equipamentos de proteção individual adequados à missão, de um bom conhecimento dos perigos e do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança, porque… Bombeiro que não está seguro, não salva… nem se salva.

Também a condução dos veículos de socorro deve ser permanentemente adaptada ao veículo, às condições das vias, às condições do teatro de operações e do incêndio porque… Para salvar é preciso chegar… saber… mas também regressar.

A tomada de consciência de que é responsabilidade permanente, a diminuição dos nossos comportamentos de risco para que se reduza o número de acidentes graves que todos os anos ocorrem com Bombeiros, é fator imprescindível para garantir a segurança de todos.

Srs.. Comandantes, Caros Bombeiros,

Reforçar e respeitar permanentemente as orientações e as regras de segurança e, principalmente garantir o uso do bom senso necessário a uma correta atitude operacional, fundamental para a proteção de cada mulher e homem bombeiro, é um ato de exemplar discernimento.

Recusar o Acidente… é Ganhar a Vida…

PREVENIR É PROTEGER… E A PREVENÇÃO É RESPONSABILIDADE DE TODOS...

UM BOM TRABALHO EM SEGURANÇA…

Paulo Gil Martins
Comandante QH Bombeiros Estoril