05 junho 2014

MAI lança até final do ano concurso para compra de rádios SIRESP para bombeiros

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou hoje que vai lançar até ao final do ano um novo concurso para aquisição de cerca de 2.700 rádios SIRESP para os bombeiros.

Fonte do MAI adiantou à agência Lusa que a aquisição dos novos equipamentos vai permitir que as corporações de bombeiros passem a dispor de cerca de nove mil rádios SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal).

Segundo o MAI, foram distribuídos, no último mês, 2.600 terminais SIRESP às corporações de bombeiros.

Com a entrega dos 2.600 rádios SIRESP, os bombeiros têm ao dispor, durante época de incêndios florestais deste ano, um total de 6.244 destes equipamentos.

Dados do MAI indicam que os 2.600 equipamentos foram distribuídos em maior número pelos distritos de Lisboa (336), Porto (282), Viseu (198), Santarém (168), Leiria e Setúbal (150 em cada um), Coimbra (144) e Guarda (138).

O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, participa, na sexta-feira, em Évora, numa ação de formação para a utilização dos rádios SIRESP, destinada ao pessoal operacional da estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em antecipação ao período crítico de incêndios florestais.

A sessão, que contará também com a presença do presidente da ANPC, é especialmente orientada para os comandos de Beja, Évora, Lisboa, Setúbal e Faro, depois de, ao longo da última semana, terem sido realizadas ações de formação em Viseu, Porto e Santarém, destinadas aos comandos de todos os restantes distritos.

Fonte: DNotícias