29 junho 2014

Habitantes de Silves exigem manutenção de ambulância do INEM

A ação de protesto, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas e pela Comissão de Utentes de Saúde de Silves, decorreu em frente às instalações dos Bombeiros Voluntários, e juntou populações das freguesias de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra.

De acordo com os promotores do protesto, o INEM "está a preparar a transferência da ambulância para outro local, diminuindo a assistência e auxílio a milhares de pessoas do concelho de Silves".

Para Rosa Franco, coordenadora regional do sindicato, "não faz qualquer sentido a retirada da ambulância e a sua transferência, possivelmente, para Albufeira, porque se encontra num local estratégico de socorro", nomeadamente à Estrada Nacional 125.

"É mais uma situação preocupante, numa altura em que se contesta a qualidade da prestação de cuidados de saúde no Algarve", sublinhou.

A ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV) do INEM foi transferida em 2010 dos bombeiros de Silves e colocada em Alcantarilha a pedido das populações que subscreveram um abaixo-assinado com cerca de três mil assinaturas.

Na ocasião, o INEM considerou que a colocação do veículo em Alcantarilha "permitia uma maior proximidade" à Estrada Nacional 125 e à Via Infante de Sagres (A22), servindo uma zona com cerca de 10 mil habitantes.

De acordo com a coordenadora regional do sindicato, "a eventual retirada da ambulância, afetará a prestação de socorro às populações de Alcantarilha, Pêra, Algoz, Tunes e Armação de Pêra".

Os promotores do protesto admitem promover novas ações de luta para "demover e sensibilizar" o INEM para a importância da manutenção da ambulância em Alcantarilha para o auxílio e socorro às populações das freguesias circundantes.

Fonte: Notícias ao Minuto