16 junho 2014

Fundão: piloto israelita morre em prova de Asa Delta

No primeiro dia de prova do campeonato nacional de Asa Delta Open Serra da Gardunha 2014 um piloto israelita, de 40 anos, morreu ao tentar aterrar na zona de chegada, junto ao seminário do Fundão, e aterrou junto à berma da estrada na rotunda de Donas.

A prova que iria atribuiu o título de campeão nacional de Asa Delta foi entretanto cancelada. O director de segurança da prova, Luís Emauz, lamenta a tragédia “temos que lamentar o falecimento de um piloto israelita de cerca de 35 anos, com alguma experiência, que terá, por razões por apurar sofrido um acidente na aterragem”. Luís Emauz confirma a abertura de um inquérito para apurar as causas do acidente que ocorreu “em circunstâncias normais meteorológicas e circunstâncias normais de prova”.

Apesar da tragédia, o director de segurança da prova recorda que o “Asa Delta é um desporto de risco acrescido onde há sempre hipótese de haver um acidente com consequências nefastas, não é comum, é um desporto relativamente seguro, estamos cientes dos riscos que corremos, não somos radicais, gostamos muito de voar e fazê-lo em segurança, infelizmente, muito de vez em quando acontecem acidentes”.

O acidente não coloca em causa a segurança da Gardunha para a prática deste desporto “é verdade que em qualquer sítio que se voe, por mais seguro que seja, um desporto aéreo, em que se utiliza uma aeronave é sempre um desporto de risco acrescido, não é específico da Gardunha, que é um sítio ideal, aliás hoje, as condições de voo estavam perfeitamente normais.”

Fonte: RCB