04 junho 2014

EXCLUSIVO DB: Portugal Constitui a primeira Task Force - EURO SAR - pela Escola Portuguesa de Salvamento

[Imagem com Direitos Reservados@Diário de um Bombeiro]
O dia 10 de maio irá para sempre ficar marcado como um dos marcos mais importantes na jornada de sucesso da Escola Portuguesa de Salvamento - SAR TEAM , com a assinatura dos estatutos EURO SAR ao lado de outras quatro equipas de Busca e Salvamento europeias.

Na sequência de um exercício internacional de 24 horas de duração, que reuniu várias equipas de salvamento do voluntário, os 5 elementos fundadores da EURO SAR finalmente sentaram-se à mesa para o lançamento da Associação Europeia de Equipas Voluntárias de Protecção Civil (European Association of Civil Protection Volunteers Team)

Assinatura dos Estatutos da EURO SAR: Comandante Francisco Rocha e Oficial Vitor Pires[Imagem com Direitos Reservados@Diário de um Bombeiro]


A Associação - denominada EURO SAR - prevê a colaboração a longo prazo entre as diversas equipas de Salvamento Europeias, as quais actuam de forma voluntária. 

Cinco destas equipas constituem a fundação da Associação: 

  • Emergency Fire & Rescue Unit (EFRU);
  • Equipa Italiana Edelweiss;
  • Equipa E.P.OM.E.A. Egaleo;
  • Equipa Emergency Fire & Rescue Unit; e a 
  • Escola Portuguesa de Salvamento de Portugal. 

O propósito por trás da EURO SAR é criar uma plataforma comum europeia para a cooperação e partilha das melhores práticas dentro do campo de Salvamento e resposta a Emergências.

A assinatura do estatuto da Associação, hoje, está sendo considerada como o primeiro passo para o que deve eventualmente, ser uma equipa de resgate unificada composta por voluntários membros de toda a Europa e totalmente equipados com o equipamento necessário e competências complementares para responder em casos de emergência em países da União Europeia e não só.

Forças no Terreno
[Imagem com Direitos Reservados@Diário de um Bombeiro]

A Administração do Diário de um Bombeiro, felicita todos os elementos integrantes desta Task Force, desejando o maior desempenho nas missões que lhes forem confiadas. Muito em especial, ao nosso administrador, e elemento do Comando da EURO SAR Portugal - Oficial Vitor Pires