10 junho 2014

Buscas retomadas para encontrar pescador desaparecido em Peniche

Pescador caiu ao mar na segunda-feira, sem colete salva-vidas.

Continuam nesta terça-feira as buscas pelo pescador que caiu ao mar na segunda-feira à tarde ao largo de Peniche, durante a faina. O homem, de 20 anos, não tinha vestido o colete salva-vidas.

Segundo o capitão do porto de Peniche, Pedro Vinhas Silva, o pescador estava num barco a lançar covos (espécie de gaiola feita em arame) para a captura de polvos quando caiu ao mar, por volta das 14h50, a norte do Cabo Carvoeiro. Foi a restante tripulação que deu o alerta. Desde então, o homem não voltou a ser avistado.

As buscas decorreram durante toda a tarde de segunda-feira com o apoio da embarcação salva-vidas vigilante da capitania de Peniche e de um um helicóptero da Força Aérea. Foram suspensas ao pôr-do-sol e retomadas ao início desta terça-feira. Segundo Pedro Vinhas Silva, o navio-patrulha Figueira da Foz está a percorrer a zona onde o homem caiu ao mar. “A zona de buscas vai-se alargando progressivamente de acordo com o cálculo de deriva feito pelo Instituto Hidrográfico, primeiro para junto da costa e depois afasta-se para sudoeste”, explica.

Em terra, equipas dos Bombeiros Voluntários de Peniche e da Polícia Marítima estão a patrulhar a costa junto às arribas. As buscas deverão prolongar-se até ao final do dia.

Segundo a mesma fonte, o homem é natural da Lourinhã. No momento da queda não tinha colete salva-vidas, cujo uso durante a faina é obrigatório por lei.

Fonte: Público