16 junho 2014

Azambuja tem este ano um ponto para reabastecimento de helicópteros

Azambuja tem este Verão um ponto para reabastecer helicópteros bombardeiros de combate a incêndios florestais, integrado no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Este meio de auxílio dos bombeiros faz parte de um posto avançado de bombeiros criado no âmbito de um acordo tripartido entre os Bombeiros Voluntários da Azambuja, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a autarquia local.

O posto avançado de bombeiros fica instalado no antigo Centro Aquícola da Azambuja, na freguesia de Aveiras de Baixo, aproveitando os tanques de água do laboratório, onde eram criados peixes para repovoamento das águas interiores. Esta estrutura vai funcionar até 31 de Outubro, durante as fases “Bravo”, “Charlie” e “Delta” do período mais preocupante do combate aos fogos florestais.

Segundo o acordo, o ICNF, através do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, disponibiliza gratuitamente aos bombeiros o acesso e a utilização de uma parte significativa do centro aquícola, onde se inclui um segundo ponto de água misto. Os Bombeiros da Azambuja responsabilizam-se pela requalificação dos espaços e instalações de apoio, incluindo a manutenção e conservação. O município assume o apoio logístico a essas operações, com as máquinas disponíveis e os recursos humanos necessários, com destaque para a equipa dos Sapadores Florestais.

Fonte: O Mirante