04 junho 2014

Arquivo Regional ficará fechado

A explosão ocorrida esta manhã no Arquivo Regional, que resultou num ferido, e levou à evacuação do edifício, implica que os serviços deste ficarão encerrados até estar concluída a avaliação das causas do incidente. Esta é uma garantia da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, que emitiu um comunicado a dar conta dos procedimentos e da sequência do incidente.

"Na sequência do incidente ocorrido, esta manhã, no edifício do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, encarrega-me Sua Excelência a Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes de solicitar, a V. Ex.ª, a divulgação do seguinte comunicado, que antecipadamente se agradece, no sentido de informar, convenientemente, a opinião pública:

1. A ativação do alarme de incêndio nas instalações do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira fez despoletar, esta manhã, o sistema de gás inergen localizado na sub-cave, originando uma situação que acionou o plano de emergência local e determinou, por razões de segurança, a consequente evacuação do edifício. De imediato, acorreram ao local todas as entidades competentes na área da segurança e emergência, as quais procederam ao estabelecimento de um perímetro de segurança e à avaliação da ocorrência.

2. Deste incidente, há a registar um sinistrado que ficou inanimado, em virtude da sua proximidade ao local onde se deu o incidente, sinistrado que foi prontamente assistido pela equipa da EMIR, tendo sido depois levado até ao Hospital Dr. Nélio Mendonça. Neste momento, o individuo se encontra consciente, numa situação que é considerada estável mas que ainda carece de observação.

3. Perante esta ocorrência, serão tomadas todas as medidas necessárias para apurar a sua origem, através de um processo de inquérito que será concretizado pelas autoridades competentes.

4. Até ao final da avaliação técnica em curso, os serviços do Arquivo Regional e da Biblioteca Pública da Madeira ficarão temporariamente encerrados ao público."

Fonte: DNotícias.pt