18 maio 2014

Número de mortos na mina turca sobe para 299

O número de mortos da catástrofe mineira de terça-feira em Soma, na Turquia, aumentou para 299, anunciou o ministro da Energia, Taner Yildiz, que admite haver ainda três mineiros desaparecidos.

"O balanço aumentou agora para 299 mortos. Penso que ainda há três mineiros presos no fundo" da mina, disse o ministro aos jornalistas.

O responsável acrescentou que "um novo incêndio deflagrou" a cerca de 300 metros do local onde esses mineiros estão retidos, o que está a complicar os trabalhos de salvamento.

O acidente provocou desde terça-feira uma emoção intensa na Turquia e motivou uma nova onda de protesto contra o Governo islamo-conservador do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acusado de ter negligenciado a segurança dos mineiros e de ser indiferente à sua sorte.

A polícia turca dispersou na sexta-feira à tarde, com canhões de água e gás lacrimogéneo, cerca de 10.000 pessoas que se manifestavam em Soma para denunciar as condições de trabalho dos mineiros.

Erdogan, que dirige a Turquia desde 2003, deverá anunciar nas próximas semanas a sua candidatura às presidenciais de 10 e 24 de agosto.

Fonte: JN