21 maio 2014

Murtosa comemorou o dia Municipal do Bombeiro

A Câmara Municipal da Murtosa deliberou, por unanimidade, na sua reunião de 15 de maio, por proposta do Sr. Presidente da Câmara, instituir o Dia Municipal do Bombeiro, no sentido de publicamente reconhecer a actividade altruísta que estes homens e mulheres prestam à sociedade, de forma abnegada, dando um cunho institucional àquele que é o sentimento da população relativamente aos nossos bombeiros.

Uma vez que a escolha do Dia Municipal do Bombeiro recaiu sobre o penúltimo domingo do mês de Maio, teve lugar, no passado domingo, dia 18, a sessão comemorativa, que decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Murtosa.

Depois da formatura dos elementos do Corpo Ativo e da Escola de Infantes e Cadetes e do hastear das bandeiras em frente ao Quartel, teve lugar uma sessão solene, presidida pelo Presidente da Câmara, Engº Joaquim Baptista, tendo a mesa sido constituída ainda pelo Presidente da Assembleia Geral, Eng. Tavares de Sousa, pelo Presidente do Conselho Fiscal, Engº Francisco Regateiro, pelo Presidente da Direcção, Dr. João Cruz e pelo Comandante do Corpo Activo, Engº Daniel Bastos.

Durante a sessão foi feita a imposição de medalhas de assiduidade de 5, 10, 15, 20 e 25 anos, da Liga de Bombeiros Portugueses e entregues os diplomas de 35 anos a elementos do Corpo Activo e alguns diretores.

Pelo Comandante e pelo Presidente da direcção foi enaltecida a decisão da criação do Dia Municipal de Bombeiro, tendo sido ainda realçadas as boas relações existentes entre a Câmara Municipal e os Bombeiros e o espírito de colaboração que se tem verificado, propícios ao aparecimento de propostas que consubstanciem a materialização de apoios à causa do voluntariado.

Para finalizar as intervenções, o Presidente da Câmara referiu-se à criação do Dia Municipal do Bombeiro, tendo manifestado a disponibilidade para ser consequente com a decisão política, materializando um regulamento municipal que constitua o reconhecimento público pelo exercício do voluntariado, através de um conjunto de apoios, aos homens e mulheres que, abdicando de si, dão aos outros.

Depois da sessão solene, tiveram lugar duas atividades de cariz lúdico-desportivo: um grupo de Bombeiros da Murtosa defrontou, no estádio Municipal da Saldida, uma equipa dos Bombeiros de Ovar, numa partida amigável de futebol, enquanto os restantes bombeiros, elementos da Escola de Infantes e Cadetes e elementos dos órgãos sociais, encetaram um passeio de bicicleta pela Ribeira Nova, Cambeia dos Cardosos, Chegado, Bico, Ribeira de Pardelhas, Cabo Sobeira e Ameirinhos, ao longo de 17 km. O programa encerrou com um almoço/convívio no quartel.

Foi uma manhã bem passada, num ambiente descontraído e de festa, com o reconhecimento sempre emergente, facto que deu muito alento aos nossos “soldados da paz”.

Fonte: Local.pt