11 maio 2014

MAI entrega 2.600 novos rádios aos bombeiros para reforçar segurança no terreno

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje que o Governo vai entregar às corporações de bombeiros do país, até ao final de maio, 2.600 novos equipamentos portáteis de comunicações, para reforçar a segurança no teatro das operações.

«Estes terminais de comunicação são muito importantes do ponto de vista operacional e da segurança das operações», disse Miguel Macedo.

O governante falava em Amares, onde presidiu à sessão de entrega aos corpos de bombeiros dos cinco distritos do Norte dos primeiros 736 daqueles novos equipamentos portáteis, para operação na Rede SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal.

Miguel Macedo destacou que, até ao final do ano, serão distribuídos pelas corporações do país mais de 9.000 terminais de comunicação, uns fixos, outros móveis.

«Os bombeiros ficarão com uma capacidade de comunicação completamente diferente», afirmou, sublinhando a importância daqueles equipamentos para a segurança dos bombeiros em ação no terreno.

Também para o reforço da segurança, o ministro destacou o guia de bolso elaborado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, com «regras básicas que todos devem seguir no teatro das operações».

A isto juntam-se, ainda, os equipamentos de proteção individual, que serão distribuídos até final do ano, no âmbito de um concurso público orçado em mais de 7 milhões de euros.


Fonte: TSF