23 maio 2014

Gouveia: Bombeiros abrem concurso para remodelação do quartel


A direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gouveia anunciou hoje que prevê investir mais de 404 mil euros no projeto de ampliação e de remodelação do edifício do atual quartel sede.


O presidente da direção dos bombeiros de Gouveia, José Pereira, disse à agência Lusa que o anúncio do concurso público foi hoje publicado em Diário da República, mas o mesmo “não passa de um ato administrativo”, uma vez que a obra ainda terá que ser candidatada a fundos comunitários.

“O lançamento do concurso público é o corolário de muitos passos que compreendem uma caminhada. Vai ser feita uma candidatura a fundos comunitários e estamos a preparar-nos para nos podermos candidatar”, disse.

Segundo o responsável, o concurso público “é um dos passos que faz parte do trajeto” da candidatura, admitindo que já estão reunidas todas as condições para o seu cumprimento.

“Já temos os projetos de arquitetura e de especialidade feitos e preparados e estamos a aguardar que abram candidaturas a fundos comunitários para nos candidatarmos e sermos contemplados com as verbas que pretendemos”, disse José Pereira.

A comparticipação será de 85% do valor total da obra e a corporação de Gouveia assegurará os 15% da componente nacional, no valor de 60 mil euros, indicou.

“Já temos a componente nacional assegurada e estamos esperançados e convictos que, se houver justiça, a obra será contemplada”, observou, destacando o apoio que tem sido prestado pela Câmara Municipal de Gouveia.

O dirigente explicou à Lusa que a melhoria das condições do edifício do quartel dos bombeiros sempre foi um dos objetivos da direção e do corpo ativo.

O quartel foi inaugurado em 1975 e, apesar de ter sido ampliado em 2004, está a precisar de obras, estando prevista a sua remodelação total, ao nível da cobertura, das instalações elétricas, das janelas, do aquecimento, do refeitório e das salas de formação.

A intervenção também contempla “uma pequena ampliação na zona do comando e operacional”, segundo o dirigente.

Se a candidatura for aprovada em breve, José Pereira admite a possibilidade de as obras, com a duração prevista de seis meses, serem iniciadas ainda este ano.

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, fundada em 04 de julho de 1904, tem atualmente no seu corpo ativo cerca de 70 elementos, possui uma escola de formação de bombeiros e uma “escolinha” para os mais novos.

Fonte: Lusa/ Notícias ao Minut