27 maio 2014

Frente da obra da Barragem de Foz Tua suspensa depois de acidente mortal

O trabalhador falecido na passada sexta-feira era de origem guineense.

A Barragem de Foz Tua foi alvo de visitas de inspecção da Autoridade para as Condições do Trabalho MANUEL ROBERTO
A Autoridade para as Condições do Trabalho ordenou a suspensão de uma frente da obra Empreitada Geral de Construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua, depois do acidente de trabalho mortal registado na passada sexta-feira.

A decisão da suspensão dos trabalhos no parâmetro de jusante do Bloco B1-E1 foi tomada depois de uma primeira visita de inspecção ao local. A suspensão é válida até à averiguação das causas do acidente e da tomada de medidas de prevenção e protecção da segurança e saúde dos trabalhadores que a inspecção revelou serem necessárias.

Uma segunda visita realizou-se nesta quinta-feira e os elementos da ACT elaboraram uma notificação que visa a protecção colectiva e individual dos trabalhadores. Para os trabalhadores foi elaborada uma recomendação com instruções concretas sobre o papel a realizar por cada um.

A Direcção da ACT promete reforçar a fiscalização deste tipo de obras depois de, na passada sexta-feira, um trabalhador, de origem guineense, da empresa DTGR-Engenharia Lda ter falecido após uma queda de cerca de 10 metros na operação de elevação de consolas de cofragem trepante na obra da referida barragem.

Fonte: Público