09 maio 2014

Bombeiros da Póvoa de Varzim Baptizaram Viaturas e Reconheceram Beneméritos


Toda a família dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim esteve em festa, no sábado, com a bênção de três viaturas (duas ambulâncias e um auto-tanque) e a cerimónia de homenagem e reconhecimento a três beneméritos da real associação.

As honras maiores foram para Fernando Ribeiro, um emigrante português radicado na Suíça, que já fez quatro entregas de equipamentos cujo valor ascende a 300 mil euros. O homenageado, que tem ligações à Póvoa de Varzim por parte dos avós maternos, também já se considera “poveiro”. Apelidado de “Pai Natal dos Bombeiros da Póvoa”, Fernando Ribeiro apadrinhou a bênção de uma ambulância e foi condecorado com o título de sócio- honorário.

Visivelmente emocionado agradeceu a homenagem e prometeu continuar a ajudar a corporação poveira: “estou ligado a esta terra e é com muito orgulho que recebo esta homenagem. Comecei por ajudar os Bombeiros da Póvoa a partir de uma reportagem da RTP Internacional. Como fui bombeiro na Suíça, fiz uso dos meus conhecimentos e consegui angariar equipamentos. Este material está em bom estado mas na Suíça a lei exige que seja renovado regularmente. Aproveito o que não querem e envio para Portugal. Além da Póvoa, ajudei as corporações de bombeiros de Amarante, Mesão Frio, Santa Maria do Zêzere e Régua. Mas a ligação com a Póvoa é cada vez mais estreita. Sou muito acarinhado e sinto-me parte desta grande família”.

A comandante Ilda Cadilhe destacou o contributo de Fernando Ribeiro: “quisemos reunir neste dia dois actos importantes. Por um lado realizar a bênção das viaturas que vão reforçar a nossa actividade operacional e o transporte de doentes e, por outro lado, homenagear o Fernando Ribeiro e reconhecer o que tem feito por nós”.



E prosseguiu: “o auto-tanque, uma oferta da Leicar que também agradecemos, tem uma capacidade superior ao veículo que perdemos. Quanto a estas duas ambulâncias, referir que o transporte de doentes é a nossa maior fonte de receita. Uma vem substituir a viatura sinistrada e a outra vem dar resposta às necessidades que tínhamos para os doentes da hemodiálise. As nossas viaturas de combate a incêndio florestal e urbano têm mais de 20 anos, já deveriam estar a ser substituídas, mas com muito trabalho vamos mantendo tudo operacional”.

A Leicar, que ofereceu o auto-tanque, representada por José Oliveira, e a Rainha dos Pneus, representada por Rosa Baptista, os outros dois beneméritos que foram alvo de reconhecimento, apadrinharam a bênção do auto-tanque e de uma ambulância, respectivamente. Rui Coelho, presidente da direcção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, justificou o agraciamento a estes três beneméritos: “a Rainha dos Pneus é nossa fornecedora e a nossa gratidão deve-se à forma pronta, rápida e eficaz com que correspondem às nossas solicitações. A Leicar ofereceu-nos um auto-tanque que aumenta consideravelmente a nossa capacidade de transporte de água. O Fernando Ribeiro já nos ofereceu equipamentos de um valor incalculável. Além disso, a constante comunicação que mantém com este corpo de bombeiros, o respeito e a admiração que conquistou, e a amizade que já estabeleceu não podiam deixar de ficar registados na história desta instituição de forma bem vincada. Por isso, decidimos atribuir-lhe a maior distinção: o título de sócio- honorário”.

Presente na cerimónia, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa, destacou o apoio destes beneméritos cuja acção foi reconhecida nesta cerimónia e também o contributo da sociedade civil para a causa dos bombeiros.