22 maio 2014

10 Segredos Que a População Deve Saber Sobre Bombeiros

Nunca subestimem a capacidade do público em geral para não entender bombeiros e os postos de trabalho que realizam.
Onde ficam as suas ideias é um mistério!
Talvez elas sejam retiradas de muita televisão, ou então são talvez criadas simplesmente do nada. 

Mas não temam mais pela sua ignorância nessa temática... 

Abaixo estão as 10 coisas mais importantes que o público precisa saber sobre os bombeiros!
Sinta-se livre para imprimir esta lista e distribuí-la de porta em porta ou entregá-la ao chegar ao local da ocorrência. 

1 - Um incêndio é uma espada de dois gumes.
Ninguém em qualquer corpo de bombeiros, em qualquer lugar, quer ver uma família perder tudo o que têm, ou pior, sofrer e ferimentos ou morte. No entanto, todos nós adoramos ir a incêndios. 

2 - Quando entramos em uma casa para uma emergência médica...
... e uma pessoa bem-intencionada sobe para cumprimentar-nos e informar-nos que é um cirurgião vascular, enfermeiro ou algum outro génio da medicina, nós não ficamos impressionados. Na verdade, nós perguntamo-nos porque nos chamaram lá,  se existem pessoas com tais habilidades médicas avançadas já no local. 

3 - Um morador do apartamento ou mesmo um proprietário não pagam o meu salário para se meter nesse assunto. 
A sua contribuição para o orçamento municipal é minúsculo no grande esquema das coisas. Tipo como urinar no oceano. Mas no entanto, nós apreciamos muito a sua contribuição. 

4- Não, você não tem que ir a um determinado hospital, em toda a cidade por um mal menor.
O seu médico que trabalha no hospital não vai estar lá às 2 da manhã e certamente não vai descer em casa, só para olhar para o seu dedo do pé arrancado. Nós não vamos passar hospitais com médicos e enfermeiros competentes, só para o levar ao seu hospital favorito. 

5 - Nós comemos!
Todos os bombeiros devem comer de todos os principais grupos de alimentos (e alguns outros também) para os poder converter em açúcares, proteínas e outros nutrientes que nosso corpo necessita para funcionar. Estamos de serviço 24 horas, às vezes mais, e precisamos de sustento. 
Eu sorrio quando as pessoas comentam porque nós estamos na loja ou hipermercado. Eu não me consigo lembrar de um trabalho que você não tenha uma pausa para o almoço! Os Presos são alimentados! Os Astronautas comem tubos de creme dental no espaço! Etc...
Nós só não temos um intervalo para refeição garantido...

6 - Desfibrilação não irá reanimar uma pobre alma que tenha falecido á várias horas ou dias. 
Se uma pessoa tem livores ou regidez cadavérica e há correio empilhado em cima da caixa de correio, uma carga elétrica não vai ajudar. Lembro-me de encontrar um homem morto numa casa e ouvir um membro da família na sala ao lado no telefone dizer: "Eles disseram que ele faleceu á várias horas e está duro, mas eles estão para lhe dar choques."
"Não, nós não estamos! Infelizmente não fazemos milagres"

7 - Apesar de como nós somos retratados na televisão e no cinema, a maioria de nós não é disfuncional, maníaco-depressivo, mulherengo, alcoólatra. 
Na verdade, eu posso facilmente citar vários colegas de trabalho são casados ​​a algumas dezenas de anos e até têm filhos bem-sucedidos. Ainda melhor (prepare o seu auto!), Eu conheço centenas que não bebem. 

8 - Quando estamos no meio do chão da sala fazendo compressões torácicas e respiração artificial em um ente querido, essas manobras indicam que ele não tem batimentos cardíacos e não está a respirar. 
Então, eles estão para todos os efeitos práticos, morto. Quando um membro da família bate no ombro e sussurra: "Como esta ele?" é uma pergunta estranha, e que nos traumatiza.

9 - É bom quando as pessoas vêm até nós em público...
...e agradecer-nos pelo o que fazemos e como os mantemos seguros. Mas eu apenas sorrio, porque eu queria mesmo era perguntar-lhes se eles votaram nos políticos que querem cortar pensões e nos cortaram os benefícios. 

10 - Sim, a viatura de bombeiros carrega água. 
Não, a botija ás minhas costas não é uma botija de oxigénio. É ar comprimido, que possui uma concentração de oxigénio no mesmo. 
Se usava uma botija de oxigénio nas costas, que é por sinal um oxidante, uma simples fuga ou vazamento desenvolvido, poderíamos voar pelo ar como se fossemos um cruzamento entre a Mary Poppins e ET.

------------ * ------ * ------------

     Autor: Marco Francisco
      (Administração DB)

Espero que após estes 10 segredos, a sua opinião e entendimento em relação aos bombeiros, tenha sido alterada passando assim a compreender-nos um pouco melhor.