02 abril 2014

Robôs que Podem vir a Substituir Bombeiros


Os laboratórios da Marinha dos EUA estão a desenvolver protótipos de robôs que conseguem enfrentar incêndios de temperaturas muito elevadas. Os primeiros testes a sério destes robôs-bombeiro devem acontecer ainda este ano.

A Marinha dos EUA pode revolucionar a imagem de um bombeiro heroico que entra num edifício em chamas e salva qualquer pessoa. Num futuro próximo, o bombeiro poderá não ser humano, mas sim um robô humanoide. Os investigadores norte-americanos estão a desenvolver o SAFFiR (de Shipboard Autonomous Firefighting Robot) que pode enfrentar até 500 graus centígrados.

De acordo com a notícia do Discovery News, estes robôs enquadram-se na categoria de pesos leves e foram construídos a partir de uma resina que pode ser modelada para adquirir qualquer forma e que a mantém, mesmo se exposta a elevadas temperaturas.

Os próximos testes a estes “soldados da paz robóticos” vão incluir a capacidade de se desviar de obstáculos, levantar equipamentos e até operar mangueiras, caso seja necessário. Os testes no terreno devem acontecer ainda antes do final do ano, a bordo de um navio da Marinha que é usado precisamente para simulações de combate a incêndios.


Fonte: Exame Informática