11 abril 2014

Quatro concelhos do Algarve e um da Guarda em risco elevado de incêndio

Quatro concelhos do litoral algarvio e um na Guarda apresentam hoje risco elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Sob risco elevado de incêndio estão os concelhos algarvios de Sagres, Lagos, Portimão e Monchique, e o da Covilhã, na Guarda. 

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. 

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. 

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, na quinta-feira, 31 incêndios, que foram combatidos por 222 bombeiros, apoiados por 65 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente pouco nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Raso.

Durante a tarde, deverá aumentar a nebulosidade nas regiões do interior norte e centro, com ocorrência de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada. 

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco (inferior a 20 km/h), além de neblina ou nevoeiro matinal e uma pequena descida de temperatura.

Quanto às temperaturas, as máximas vão rondar os 21 graus no Porto, Lisboa e Faro, que vão ter como mínimas entre os 10 e os 15 graus.


Lusa