10 abril 2014

Proteção Civil de Albufeira promove ações de formação e prevenção nas escolas do 1.º ciclo



O Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira tem estado a realizar um conjunto de ações de formação e prevenção nas escolas do 1.º ciclo do concelho. O trabalho que incide sobre temas como: “À Descoberta da tua Segurança”, “Nós e os Riscos” e “O Primeiro Socorrista” tem sido muito bem acolhido por alunos, professores e funcionários dos vários estabelecimentos de ensino.

Mais de 2 mil crianças das escolas do 1.º ciclo do concelho de Albufeira estão a participar em ações de formação e prevenção, uma iniciativa do Serviço Municipal de Proteção Civil que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Silves e Albufeira.

O projeto que teve início no mês de fevereiro vai decorrer até 23 de abril, em todas as escolas do Concelho, tem por objetivo preparar a comunidade educativa – crianças (do 1º ao 4º ano), professores e pessoal auxiliar, de forma divertida e eficaz, sobre as medidas a adotar em caso de acidentes e catástrofes, incluindo como prestar os primeiros socorros.

São vários os temas a apresentar aos mais pequeninos, de acordo com o ano de escolaridade em que se encontrem inseridos.

No 1.º ano, o tema que está a ser trabalhado intitula-se “À Descoberta da tua Segurança” e pretende sensibilizar os mais novos sobre a forma como devem reagir numa situação de emergência. A Segurança na Escola visa, também, ensinar as crianças como proceder em casos extremos: Sismos, Tornados e Incêndios.

Aos alunos dos 2.º e 3.º anos foi-lhes atribuído o tema “Nós e os Riscos”, uma forma divertida de ensinar os alunos, um pouco mais crescidos e sensibilizá-los para os principais riscos a que estão sujeitos, assim como a proteger-se a si e aos que os rodeiam. No fundo, trata-se de educação para a prevenção e autoproteção que passa por informar os mais jovens sobre as medidas a adotar em caso de catástrofes, nomeadamente inundações, terramotos ou incêndios.

Os finalistas, os meninos e meninas do 4.º ano, ficaram com a “missão” de serem “O Primeiro Socorrista”, isto porque as crianças são, muitas vezes, as primeiras pessoas que se encontram no local de um acidente (muitos acontecem em casa ou na própria escola) e precisam de saber como prestar os primeiros socorros, de forma eficaz, e ensinar aos outros estes conhecimentos.

No final das apresentações em cada escola, a comunidade escolar participa num Simulacro de Evacuação, por origem em incêndio, que visa testar os conhecimentos e procedimentos adquiridos.

Refira-se que estes exercícios pretendem desenvolver rotinas e formas de atuação em caso de emergência, fundamentais para evitar danos maiores e que, muitas vezes, permitem salvar vidas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira está consciente da importância destas ações de sensibilização ao nível da prevenção e da segurança, pelo que dentro em breve pretende alargar a iniciativa a outras camadas da população.

Por: Município de Albufeira