11 abril 2014

Nomeação de líder da Proteção Civil para comandante da GNR leva número dois a sair

O ministro da Administração Interna nomeou um novo comandante para a GNR, mas o número dois desta instituição não gostou da decisão de Miguel Macedo e bateu com a porta. 

A Antena 1 sabe que o Governo escolheu o até agora presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, general Manuel Mateus Couto, para ocupar o lugar do general Newton Parreira.

Newton Parreira sai do cargo de comandante-geral da GNR por ter atingido o limite de idade, mas a escolha não é pacífica e motivou desde já a demissão do até agora vice-comandante da entidade. O general José Caldeira pediu esta quinta-feira para sair, assim que soube da opção de Miguel Macedo.

Oriundo do exército, Manuel Mateus Couto já tinha estado na GNR como responsável pelos Recursos Internos e foi escolhido para o cargo pelo general Newton Parreira.

Esta decisão do Executivo faz com que haja agora uma vaga na liderança da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a um mês do arranque do período crítico dos incêndios florestais. A Antena 1 apurou que a opção deve agora voltar a recair num civil, oito anos depois.


fonte: Patrícia Cerdeira / RTP