13 abril 2014

Mais de 50 casas destruidas no Chile devido a Incendio descontrolado

Pelo menos meia centena de casas foram destruídas por causa de um incêndio fora de controlo na cidade de Valparaíso, que permanece em alerta vermelho, informaram neste sábado as autoridades. 

O acidente, que não deixou feridos nem vítimas fatais, começou como um incêndio florestal em La Pólvora, mas o forte vento fez com que se propagasse para as regiões povoadas das colinas La Cruz, El vergel e Mariposas. Dezenas de pessoas que vivem nessa área foram levadas para centros estratégicos para que possam pernoitar, informou Jorge Catro, presidente de Valparaíso, cidade portuária situada a 120 quilómetros de Santiago. A dezenas de quilômetros é possível avistar um enorme coluna de fumo, que está  a causar problemas respiratórios, especialmente na população infantil e nos idosos. Na extinção do incêndio, que começou às 16h, horas locais, e foi crescendo durante a tarde, trabalham unidades de bombeiros, policiais, equipas aéreas e terrestres da Corporação Nacional Florestal e do Escritório Nacional de Emergência. 

Na cidade de Valparaíso está reunido um comité de emergência para coordenar as medidas de ajuda aos afectados e de extinção do fogo, que afecta a parte alta da cidade, onde a provisão de energia elétrica foi interrompida várias vezes. A maioria das casas de Valparaíso, onde vivem cerca de 250 mil pessoas, é construída com material leve, facilmente inflamável, o que unido ao vento faz com que os incêndios sejam frequentes.

Fonte: EFE - Agencia EFE