11 abril 2014

Liga dos Bombeiros defende que GNR fica a ganhar com novo líder e Proteção Civil fica a perder

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, considera que a GNR fica a ganhar com o novo comandante-geral, mas a Proteção Civil fica a perder com esta mudança. O general Manuel Mateus Couto era até agora o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil e foi escolhido pelo ministro da Administração Interna para suceder ao general Newton Parreira na liderança da GNR.

Em declarações à jornalista da Antena 1 Rosa Azevedo, Jaime Marta Soares é taxativo: “Fica a ganhar a GNR, fica a perder a Autoridade Nacional de Proteção Civil”. O presidente da Liga dos Bombeiros recorda que estamos a um mês do arranque do período crítico dos incêndios florestais.

“As coisas estão preparadas, não tenho dúvidas nenhumas, vão seguir a sua linha que têm que seguir. Nesta altura não é altura para modificações e também não acredito que venha alguém com essas intenções. Claro que poderá ter ideias novas, mas também terá que as discutir no âmbito do Conselho Nacional e do Conselho de Proteção Civil, onde os bombeiros estarão presentes”, sublinha.

Esta decisão do Executivo faz com que haja agora uma vaga na liderança da Autoridade Nacional de Proteção Civil. A Antena 1 avançou esta madrugada que a opção deve voltar a recair num civil, oito anos depois.


fonte: RTP