02 abril 2014

Governo e Municípios vão Actualizar Seguro dos Bombeiros

O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, reúne-se hoje com representantes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), para debaterem a atualização dos seguros dos bombeiros.

O aumento dos seguros de acidentes pessoais dos bombeiros, por morte, invalidez, internamentos e medicação, é uma das principais reivindicações da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Na semana passada, o presidente da LBP, Jaime Marta Soares, admitiu endurecer os protestos, caso o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, não resolva o problema da atualização dos seguros dos bombeiros.

"Estamos a subsidiar um valor que é aos municípios que compete. Se os municípios não resolverem, o ministro da Administração Interna tem a responsabilidade do seu lado. Por isso, tem de tratar do assunto, não vamos estar mais tempo à espera", disse Jaime Marta Soares.

O presidente da LBP considerou que os valores pagos atualmente estão muito abaixo dos custos, sublinhando que os bombeiros esperam que se realize a reunião com a ANMP.

Compete à Associação Nacional de Municípios Portugueses o pagamento dos prémios e assegurar os encargos para definir a atualização da tabela.

Fonte do Ministério da Administração Interna (MAI) disse à agência Lusa que "a intenção do MAI é que o assunto seja resolvido com rapidez".
A reivindicação da atualização dos seguros dos bombeiros surgiu no verão de 2013, quando morreram em combate oito bombeiros.


Fonte: Lusa